Ricardo Lobato Torres
Dia 01 /09
Palestra de Abertura
Economia e Saúde: um falso dilema?
Professor do Departamento de Economia da UFPR. Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela UFRJ (2015), Mestre em Economia pela UFSC (2011) e Bacharel em Ciências Econômicas pela UFPR (2008). Professor Colaborador dos Programas de Pós-Graduação em Planejamento e Governança Pública e em Administração da UTFPR. Membro da Associação Brasileira de Economia Industrial e Inovação. Pesquisador Associado do Grupo de Pesquisa em Economia da Inovação, do Instituto de Economia da UFRJ.
Ana Carolina Morozowski
Dia 01 /09
Mesa 1: Transparência, Responsabilização e Governança
Limites e possibilidades da atuação do Poder Judiciário em face das políticas públicas
Juíza da 3ª Vara Federal de Curitiba com competência especializada em saúde. Membro do Comitê Executivo da Saúde do CNJ no Paraná.
Vanessa Ishikawa Rasoto
Dia 02 /09
Mesa 2: Segurança Alimentar e Políticas Públicas
Mediadora
Possui graduação em Administração pela Faculdade Católica de Administração e Economia (1993), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (1999) e doutorado em Engenharia da produção - Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006). Atualmente é professora TItular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Curitiba, professora permanente do mestrado do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Governança Pública (mestrado profissional - disciplina: habitats de inovação). Foi vice-reitora (gestão 2016-2020), Assessora para Assuntos Estudantis da Reitoria, ex-diretora da Agência de Inovação, ex-coordenadora do Programa de Empreendedorismo e Inovação da UTFPR-Câmpus Curitiba. Tem experiência na área de Educação, Gestão de Habitats de Inovação Tecnológica, projetos de pesquisa e extensão, atuando principalmente nos seguintes temas: Finanças, Viabilidade de projetos, Empreendedorismo e Inovação.
Alexandre de Azevedo Olival
Dia 02 /09
Mesa 2: Segurança Alimentar e Políticas Públicas
Importância das políticas públicas e da ação da sociedade civil no fortalecimento da produção local de alimentos pela agricultura familiar
Médico Veterinário, com mestrado e doutorado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo. Atuou como consultor do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura. Foi diretor e presidente do Instituto Ouro Verde, ONG que atua no norte de Mato Grosso apoiando movimentos sociais e assentamentos da reforma agrária. Atualmente é professor junto a Universidade do Estado de Mato Grosso, no campus de Alta Floresta, MT, participando do programa de pós graduação em Biodiversidade dos Agroecossistemas Amazônicos e coordenando o NAFA - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Agroecologia.
Danyelle Stringari
Dia 02 /09
Mesa 3: Planejamento e Desenvolvimento Regional
Construindo cidades mais resilientes no Estado do Paraná
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2000), Mestrado em Ciências Biológicas pela UFPR (2004), Doutorado em Genética pela UFPR (2009). É professora do Programa de Pós-Graduação em Ambientes Litorâneos e Insulares (PG-PALI) e do Departamento de Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranaguá. É Diretora Presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UNESPAR (FUNESPAR). É Diretora Acadêmica do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres no Paraná (CEPED-PR), Presidente Eleita da Sociedade de Análise de Risco LatinoAmericana (SRA-LA) e membro titular do Conselho Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná (CEPRODEC). . Coordena e participa de projetos ambientais envolvendo a Gestão de riscos de desastres; Desenvolvimento de capacidades para resiliência em desastres e Governança Pública em Proteção e Defesa Civil.
Luciane Maria Gonçalves Franco
Dia 02 /09
Mesa 3: Planejamento e Desenvolvimento Regional
Os impactos da pandemia no planejamento público
Doutora em Gestão Urbana - lpela PUCPR - linha de pesquisa: políticas públicas- tese: modelo de Contas Públicas para a Cidade Digital Estratégia.
Mestre em Contabilidade e Finanças pela UFPR
Especializações na área pública
Bacharel em Ciências Contábeis.
Auditora de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná e ocupa atualmente o cargo de Inspetora de Controle.
Tamara Simone van Kaick
Dia 03 /09
Mesa 4: Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação
Sustenta Paraná: inovação sustentável em rede
Graduada em Bacharelado em Biologia e Licenciatura em Ciências Biológicas pela PUCPR (1990), especialista em Microbiologia Aplicada pela PUCPR (1993), Bacharelado em Gravura pela EMBAP (1997), mestre em Inovação Tecnológica pela UTFPR (2000) e Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR (2007). Atua no Departamento de Química e Biologia (DAQBi) UTFPR Curitiba, é coordenadora do Programa de Pós Graduação de Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade Ambiental Urbana (PPGSAU) da UTFPR. Desenvolve atividades como vice-presidente da Comissão Permanente do Plano de Logística Sustentável da UTFPR e da UTFPR Mulher na qual coordena as ações integradas em 13 campi da UTFPR .
Simone Aparecida Polli
Dia 03 /09
Mesa 5: Habitação, Saneamento e Segurança Pública
Mediadora
Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2010); Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRJ/IPPUR (2006); Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Paraná (1997). Professora Adjunta do Curso de Arquitetura e Urbanismo (2011) e do Programa de Pós Graduação em Planejamento e Governança Pública (2014) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cidades, Planejamento e Gestão. É agente titular da Câmara Técnica de Arquitetura Paisagística do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR) e membro da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Foi docente dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design na Universidade Cruzeiro do Sul e líder do Grupo de Pesquisa em Urbanismo. Participou como sócia da Ambiens Sociedade Cooperativa. Tem 18 anos de experiência com trabalhos técnicos na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase nos seguintes temas: habitação, paisagismo, conflitos, meio ambiente, urbanismo e planejamento urbano.
Selma Aparecida Cubas
Dia 03 /09
Mesa 5: Habitação, Saneamento e Segurança Pública
Saneamento e crise: carências e possibilidades
Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1997) e Doutorado em Engenharia Civil com ênfase em Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (2004). Profª. Adjunta do Departamento de Hidráulica e Saneamento da Universidade Federal do Paraná - UFPR, vice-chefe do Departamento de Hidráulica de Saneamento - DHS e faz parte do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental - PPGERHA. Participa da diretoria da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, seção Paraná desde 2011 e é a atual presidente.
Rogério Allon Duenhas
Dia 03 /09
Diálogos Internacionais
Mediador
Possui graduação em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Franciscano do Paraná (2000) e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2009) e doutorado pela Universidade Federal do Paraná (2013). Visitou a Universidade de Newcastle University (2012 - Doutorado Sanduíche). Foi pesquisador na Federeção das Indústria do estado do Paraná. Trabalha atualmente como professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Experiência na área de Economia com ênfase em Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: financiamento do ensino superior, eficiência, eficácia, educação e desenvolvimento regional.
Bernadete de Lourdes Bittencourt
Dia 03 /09
Diálogos Internacionais
Inovação e Desenvolvimento
Professora adjunta do Instituto Politécnico de Bragança, na Escola de Comunicação, Administração e Turismo, no Departamento de Ciências Jurídicas e Empresariais. O seu trabalho é interdisciplinar e faz interface com as áreas de ciências sociais, políticas e do território. Na linha de estudos comparados, nacionais e internacionais, sua investigação e ensino são em governo local, inovação social, economia social, políticas de inovação e de desenvolvimento territorial, governança, políticas públicas, economia social, terceiro setor, redes e ecossistemas de inovação social, desenvolvimento rural, desenvolvimento local sustentável. É membro da Unidade de Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas (GPOVCOPP/UA). Tem um PhD em Sociologia Económica e das Organizações pela Universidade de Lisboa (ISEG/ULisboa, 2014) e mestrado, parte escolar, na Universidade Técnica de Lisboa (ISEG/UTL, 2007). É licenciada em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1997) e pós-graduada em especialização Inovação e Difusão Tecnológica pela mesma Instituição (UFBA, 1999). É membro do Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações (SOCIUS), integrando a Unidade de Investigação em Ciências Sociais e Gestão (CSG/Lisbon School of Economics and Management), Universidade de Lisboa. No âmbito internacional, é membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Inovações Sociais na Esfera Pública, Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas, Universidade do Estado de Santa Catarina (ESAG/UDESC), É Experts da Fundação La Caixa. Para além das suas atividades académicas, foi assessora e consulta de Governos Estaduais e Municipais no Brasil, e exerceu cargos de direção no serviço público do Governo Brasileiro.
Antonio Gonçalves de Oliveira
Dia 03 /09
Encerramento
Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Paraná - UFPR e em Direito pelo Centro Universitário UniDomBosco, mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Atualmente é Professor Associado na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)/ Departamento Acadêmico de Gestão e Economia (DAGEE) vinculado à Graduação e à Pós-Graduação - Programa de Mestrado/Doutorado em Planejamento e Governança Pública (PPGPGP). Conselheiro eleito - Conselho Universitário (COUNI - 2014/2018 - 2018/2021). Líder do Grupo de Pesquisa: Governança Pública e Desenvolvimento. Tutor do Programa de Educação Tutorial em Políticas Públicas (PET-PP). Consultor Ad hoc CAPES - Área de Ciências sociais Aplicadas/PUR-D. Consultor Ad hoc Fundação Araucária - Área de Ciências sociais Aplicadas. Acadêmico da Academia de Ciências Contábeis do Paraná - ACCPR - titular da Cadeira 26. Anteriormente atuou como Membro do Comitê de Assessoramento de Área (CAAs/CSA) da Fundação Araucária, Consultor ad hoc CAPES/PNAP/PPA/Orçamento Público, Pró-Reitor Acadêmico do Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA), Secretário Geral e Assessor de Reitoria na Universidade São Francisco - (USF/SP), Editor Adjunto da Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento, e como Coordenador (2015-2017) do Programa de Mestrado/Doutorado em Planejamento e Governança Pública(PPGPGP/UTFPR). Possui experiência profissional com atuação em organizações empresariais e instituições de ensino superior, principalmente nos seguintes temas: gestão financeira, controladoria, sistema de informações, gestão educacional (acadêmico_financeira_patrimonial), currículos e avaliação da Educação Superior (institucional e de cursos de graduação).
Ivan Carlos Vicentin
Dia 01 /09
Mesa 1: Transparência, Responsabilização e Governança
Mediador
Professor Associado do departamento de Gestão e Economia da UTFPR/Curitiba, atua como professor de graduação (áreas de Administração, Comunicação e Sistemas de Informação). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Planejamento e Governança Pública (PGP) - UTFPR/Campus Curitiba. Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do Campus Curitiba. Formação Acadêmica: Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2007). Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2001). Bacharel em Administração pela Faculdade Spei (2008). Bacharel em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC-PR (1994). Tem experiência acadêmica como professor, coordenador de curso e gestor. Possui experiência fora do magistério como Empresário na área de Tecnologia da Informação, Administrador e Consultor (gestão empresarial).
Raul Clei Coccaro Siqueira
Dia 01 /09
Mesa 1: Transparência, Responsabilização e Governança
Compliance público como ferramenta de governança
Especialista em ética e compliance pela Society of Corporate Compliance and Ethics (SCCE) e pela Legal, Ethics & Compliance (LEC), membro do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (IBRADEMP) e do Instituto Paranaense de Compliance (IPACOM). Secretário Geral da Comissão de Gestão Pública, Transparência e Controle da Administração e Conselheiro da Comissão de Direito da Cidade da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná.
No Estado do Paraná, dentre suas experiências profissionais incluem a de Procurador Jurídico e Controlador Geral do Serviço Social Autônomo ParanaCidade, bem como da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano do Paraná, Coordenador Jurídico da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba - COMEC, Assessor Jurídico da Casa Civil do Paraná (CC) e da Secretaria de Estado do Governo (SEEG), Assessor Jurídico da Secretaria Especial do Controle Interno do Paraná, Assessor Jurídico do Instituto de Tecnologia do Paraná - TECPAR, dentre outros.
Tereza Helena G. B. Campello
Dia 02 /09
Mesa 2: Segurança Alimentar e Políticas Públicas
Segurança Alimentar em Tempos de Crise
Professora visitante da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), pesquisadora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde - NUPENS / USP e Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas em Saúde da Escola Fiocruz de Governo. Doutora Notório Saber em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz com pós-doutorado em Segurança Alimentar pela Universidade de Nottingham/ Reino Unido. Economista, formada pela Universidade Federal de Uberlândia, tendo sido professora do curso de Economia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Pesquisadora associada à Universidade de Nottingham.
Foi Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no período de 2011 a maio de 2016, tendo coordenado o Plano Brasil Sem Miséria. Também coordenou o Programa Bolsa Família, a Política Nacional de Assistência Social, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e o Programa de Cisternas. Em 2014, recebeu, em nome do governo brasileiro, o reconhecimento da FAO/ONU do atingimento de metas que garantiram ao Brasil a saída do Mapa da Fome. Entre 2002 e 2011 esteve à frente de projetos prioritários na área de desenvolvimento, como o Plano Nacional de Mudanças Climáticas, os programas de Produção de Biodiesel, Etanol, do Produção Sustentável de Óleo de Palma e Territórios da Cidadania, do Mutirão Arco Verde, que levou serviços públicos, regularização fundiária e fomento para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Iniciou sua atuação no setor público como assessora econômica do Gabinete de Planejamento e Orçamento Participativo de Porto Alegre.
Christian Luiz da Silva
Dia 02 /09
Mesa 3: Planejamento e Desenvolvimento Regional
Mediador
Professor Associado IV da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Professor permanente do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação de Tecnologia e Sociedade (PPGTE), do Programa de Pós-graduação em Planejamento e e Governança Pública (mestrado e doutorado profissional) e do mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR). Foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UTFPR (2019-2020). Professor visitante da Universidade Sapienza de Roma (2019). Presidente do Observatório da Política Nacional de Resíduos Sólidos desde 2020 e Membro do Observatório das Metrópoles. Graduado em economia, mestre e doutor em engenharia de produção e pós-doutor em administração pela USP. Ganhador do Prêmio Paraná de Economia em 1999, 2002, 2005, 2007 e 2009 e 2010. Escolhido pelos economista como Economista do Ano (2010) na categoria acadêmica, por sua trajetória e atuação na área. Coordenador da Área de Ciências Sociais Aplicadas da Fundação Araucária (2017-2019), coordenador adjunto dos programas acadêmicos da área de Planejamento Urbano e Regional e Demografia da CAPES (2018-2019) e dos Programas Profissionais da mesma área da CAPES (2013-2018). Presidente do Conselho Regional de Economia - 6a. Região/ Paraná em 2005. Líder do grupo de pesquisa em Políticas Públicas e Dinâmica de Desenvolvimento Territorial (PD2T) da UTFPR. Desenvolve pesquisas relacionadas a política e gestão pública para o desenvolvimento local sustentável. Possui 15 livros publicados sobre o tema. Pesquisador do CNPq e da Fundação Araucária.
Julio Takeshi Suzuki Junior
Dia 02 /09
Mesa 3: Planejamento e Desenvolvimento Regional
Os impactos socioeconômicos da crise da Covid-19 no Paraná e o potencial e a limitação dos instrumentos oficiais anticíclicos
Administrador de Empresas pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-Graduado em Gestão Pública pela PUC-PR. Pesquisador do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) desde 1994. Diretor-Presidente do IPARDES de 2015 a 2018. Diretor de Pesquisa do IPARDES desde 2019.
Décio Estevão do Nascimento
Dia 03 /09
Mesa 4: Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação
Mediador
Possui graduação em Engenharia de Operação, Modalidade Eletrotécnica (1982), pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), especialização em Engenharia da Produção (1985), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestrado (1997) e doutorado (2001), em Ciências do Homem e Tecnologia, pela Université de Technologie de Compiègne (França) e pós-doutorado em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp (DPCT). É professor titular e pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, vinculado ao Departamento Acadêmico de Eletrônica, com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade (PPGTE) e em Planejamento e Governança Pública (PGP). Dentro de sua área de interesse de pesquisa, que são "Processos e Dinâmicas de Territorialidade e Sustentabilidade", estuda temas como: Desenvolvimento Territorial, Redes Sociotécnicas, Cidades, Indicadores Socioeconômicos e Ambientais, Economia Circular, Tecnologia e Inovação, Políticas Públicas. Lidera o Grupo de Pesquisa Território: Redes, Políticas, Tecnologia e Desenvolvimento (TRPTD)
Beatriz Battistella Nadas
Dia 03 /09
Mesa 4: Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação
Inovações tecnológicas adotadas na crise sanitária e seus reflexos no planejamento das ações do SUS Curitiba: Projeto Saúde 4.1
Beatriz Battistella Nadas é graduada em Odontologia pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Gestão em Tecnologia e Inovação em Saúde. Atualmente é Superintendente Executiva da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba.
​Ubiraci Rodrigues
Dia 03 /09
Mesa 5: Habitação, Saneamento e Segurança Pública
Habitação popular como instrumento de alavancagem social
Curso Superior em Ciências Contábeis e Pós Graduação em Negócios e Empreendimentos Imobiliárias. Profissional com
28 anos de Caixa Econômica Federal; 26 anos Instrutor de Habitação e Hipoteca; 3 anos Técnico de Nível Médio de Habitação; 2 anos Supervisor de Habitação e Hipoteca; 5 anos Gerente de Relacionamento de Habitação e Hipoteca
9 anos Gerente Geral; 2 anos Gerente Regional de Construção Civil; 2 anos Gerente Nacional de Construção Civil para a Região Sul; 4 anos Presidente da COHAB - Companhia de Habitação Popular de Curitiba.
Vladimir Luis de Oliveira
Dia 03 /09
Mesa 5: Habitação, Saneamento e Segurança Pública
​Antinomias da segurança pública em tempos de crise
Graduado em História pela UFPR, Mestre em Sociologia Política pela UFSC, Doutor em História pela UFPR e pós-Doutorado em Geografia das Representações.
É Investigador de Polícia na Polícia Civil do Paraná, Professor e coordenador dos Cursos de Formação e Pós-Graduação em Segurança Pública da Escola Superior da Polícia Civil do Paraná.
Sónia Nogueira
Dia 03 /09
Diálogos Internacionais
Transparência, governação e finanças públicas
Professora da Escola Superior de Gestão Pública, Comunicação e Turismo (EsACT) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) desde 2000. Tornou-se Professora Auxiliar em 2013 na mesma escola. Atualmente Sónia Nogueira leciona Contabilidade do Setor Público, Auditoria Pública e Gestão, tanto ao nível de licenciatura como de pós-graduação, os seus interesses de investigação concentram-se na Contabilidade e Gestão do Setor Público, particularmente na área de Governo Local – Relatórios Financeiros.
Licenciada em Auditoria e Controle de Gestão (Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Bragança) em 1999, Mestre em Gestão e Contabilidade (Faculdade de Economia e Negócios, Universidade do Minho, Portugal) em 2006, investigadora em Contabilidade e Organização Empresarial (Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, Universidade Autónoma de Madrid, Espanha) em 2010 e doutorada em Economia e Negócios – Contabilidade do Governo Local (Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais, Universidade Autônoma de Madri, Espanha) em 2012.
Sónia é autora de comunicações nacionais e internacionais sobre Contabilidade do Sector Público, especificamente sobre contabilidade do governo local, como a comunicação presente na Conferência do Grupo Europeu para Administração Pública (EGPA) em 2016, Conferência Comparativa de Contabilidade Governamental Internacional (CIGAR) em 2016 , outras. É também coautora do livro “Balanced Scorecard Aplicado à Administração Pública” (2007, Lisboa, Portugal: Editora Team).
Recebeu o prémio “Luiz Chaves de Almeida” – 2010, atribuído em 2011, pela investigação “Utilidade da informação financeira municipal para os utilizadores internos decisórios: o caso do concelho de Bragança” e os primeiros prémios por concurso público – Awards Contabilidade “Luiz Chaves de Almeida” – 2013 com o título “ “The Financial Reporting in the Decision-Making of Political and Municipal Managers. Empirical Evidence for Portugal”, atribuído em 2014.
Hilda Alberton de Carvalho
Dia 03 /09
Diálogos Internacionais
Governança
Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1992), graduação em Curso Especial Para a Formação de Professores (1996), Mestrado em Tecnologia (2002) e Doutorado em Tecnologia (2013) todos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná Atualmente é professora efetiva da UTFPR. Exerceu cargos de: Chefe de departamento, coordenadora de curso de especialização, Diretora da Diretoria de Gestão da Avaliação Institucional, Presidente da CPA - Comissão Própria de Avaliação e Ouvidora-Geral. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Gestão de pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: motivação no trabalho, gestão de pessoas, avaliação e políticas educacionais.